Alergias e Intolerância Alimentar

nutrologia-para-alergias-e-intolerancia-alimentarMuita gente confunde alergia alimentar, intolerância alimentar e intolerância à lactose.


A alergia alimentar é uma resposta exagerada do organismo à determinada substância presente nos alimentos, que ocorre após o consumo do alimento ou do aditivo alimentar desencadeante e independe da quantidade ingerida.

 

A intolerância alimentar decorre de processos imunológicos que levam ao aparecimento de sintomas inespecíficos. Por isso muitas vezes aquela enxaqueca crônica persistente pode ser resultado de uma intolerância a algum alimento. Às vezes esses sintomas demoram a surgir, são mais tardios, e assim são facilmente confundidos com outras doenças.

Além disso, curiosamente a intolerância alimentar pode levar a pessoa a ter grande atração ao alimento que lhe causa distúrbios, ao invés de evitar o alimento que lhe faz mal.

A intolerância à lactose (açúcar do leite) é uma incapacidade na digestão de lactose pela deficiência da enzima lactase no intestino. A intolerância à lactose é rara na infância e se desenvolve na fase adulta, manifestando-se como desconforto intestinal progressivo após o consumo de leite e/ou derivados.

Atualmente a intolerância e as alergias alimentares já podem ser identificadas através da investigação criteriosa de um profissional habilitado como o nutrólogo.

 

Se você está em dúvida acerca de alergias ou intolerância a alimentos, entre em contato e marque sua consulta.

 

.