Redução do sódio em alimentos industrializados

alimentos-ricos-em-sodio-think157660170O ministro da Saúde firmou, nesta terça (05/11), o quarto acordo com a Associação Brasileira de Indústrias de Alimentação (Abia) para a redução de sódio nos alimentos industrializados. O consumo excessivo de sal está associado a doenças crônicas, como hipertensão e doenças cardíacas.

Para diminuir o consumo de sal nas refeições, o médico nutrólogo, Carlos Alberto Nogueira de Almeida, têm algumas dicas!

Saúde para toda a família
Para garantir o bem-estar de todos, é importante tomar algumas atitudes na alimentação no dia a dia. Veja como:

 

1. Nada de saleiro
A primeira coisa a fazer é reduzir o sal de adição, o saleiro que fica na mesa. A criança tem tendência para gostar de paladares mais intensos, tanto para o salgado quanto para o doce. Saleiro é um perigo.

2. Outros temperos
Invista em ervas para compor suas receitas. Assim, você coloca menos sal no preparo dos alimentos. Se for temperar uma salada, por exemplo, use limão ou orégano.

3. Menos salgadinho
Evite ou reduza o consumo de alimentos industrializados, como salgadinhos, de que algumas crianças tanto gostam. Eles têm muito sal na composição.

4. Perigo nos embutidos
Alimentos como salsicha, presunto e hambúrguer seguem a mesma regra.

5. Sódio em enlatados
Veja no rótulo dos alimentos a quantia de sódio que consta em sua composição. Alguns produtos que têm sódio não são salgados, como enlatados de legumes, mas podem fazer mal se consumidos em excesso.

6. Comida caseira
Na medida do possível, evite ao máximo os alimentos industrializados e não coma fora de casa com tanta frequência – é impossível saber a quantidade de sal que os restaurantes colocam na comida.

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