Dicas úteis para controlar os níveis de lípides sangüíneos no dia-a-dia

MPj0408849000011.Utilize leite e iogurte desnatados ou "light";
2.Dê preferência aos queijos magros (frescal, ricota, cottage) e às margarinas cremosas ou halvarinas;
3.Prepare os alimentos utilizando óleos vegetais: soja, milho, canola, girassol e azeite de oliva;
4.Cuidado com as frituras, principalmente as feitas com banhas e manteiga;
5.Varie as carnes, intercalando carne bovina com aves e peixes;
6.Remova a gordura visível das carnes e a pele das aves, se possível antes do preparo;
7.Evite preparações que contenham: creme de leite, chantilly, maionese, chocolate, gordura hidrogenada, leite condensado;
8.Consuma ovos e preparações com gemas de forma moderada;
9.Para o tempero de saladas utilize óleo de oliva, vinagre e limão;
10.As massas devem ser acompanhadas por molhos vermelhos ou com vegetais;

11.Utilize o forno ou o microondas para o preparo de milanesas e empanados;
12.Dê preferência aos salgadinhos assados do que aos fritos;
13.Frios e embutidos (linguiça e salsicha) à base de aves podem ser consumidos;
14.Frutas em calda, picolé de frutas, gelatina, geléias, são isentos de colesterol ou gorduras, mas cuidado com as calorias, pois engordam e o açúcar pode aumentar o nível de triglicérides do sangue;
15.Ao compor a refeição, intercale alimentos industrializados com alimentos naturais;
16.Utilize sal com moderação. Cuidado com o uso abusivo do saleiro de mesa;
17.Mantenha um peso saudável;
18.Torne-se mais ativo no seu dia-a-dia;
19.Evite ficar longos períodos sentado;
20.Evite o tabagismo;
21.Se for usuário de bebida alcoólica, faça-o com moderação.

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