Caminhada Emagrece? Conheça a Verdade!

imagesSão inúmeras as tentativas e receitas para conquistar a tão sonhada redução de medidas, desde dietas da moda a suplementos milagrosos. Outros apelam para os famosos remédios para emagrecer.

Mesmo com a correria diária – como intensas jornadas de trabalho e o tempo perdido no trânsito da cidade –, muitos ainda encontram um pedacinho do dia para lutar contra os quilinhos adquiridos no cotidiano.

Não existe uma receita certeira para reduzir as medidas e as gorduras localizadas.

Entretanto, um bom programa de exercícios realizados com frequência e, de preferência, aliados a uma reeducação alimentar podem ser a chave para o sucesso, resultando em sobra da disposição para a batalha diária no trabalho e na redução do estresse que ele ajuda a lhe causar.

 

Caminhar Pra Que?

Entre todos os exercícios, caminhar é o mais barato, fácil e o mais acessível àqueles que possuem pouco tempo ou espaço para se dedicar ao corpo e à saúde.
Parques, ruas e até áreas comuns de alguns condomínios são suficientes para executar seus exercícios diários e alcançar os resultados esperados sem nenhum investimento financeiro.
Ir e voltar do trabalho pode ser, para alguns, uma boa hora para caminhar.
Além de economizar tempo, você evita o estresse do trânsito, economiza condução e contribui para o bom funcionamento do meio ambiente. Todavia, nem todos podem usufruir desse benefício, principalmente àqueles que residem em grandes e bagunçadas metrópoles.

caminhada-emagrece

 

Na Hora Certa

Caminhar por volta de 30 minutos após o jantar pode fazê-lo perder duas vezes mais peso do que caminhar de estômago vazio, segundo um estudo japonês.
Além de reduzir os níveis de açúcar no sangue, auxilia na redução da gordura corporal e alivia o estresse adquirido durante todo o dia.
Andar pela manhã também pode ser uma boa ideia, uma vez que acelera o metabolismo e lhe deixa mais disposto para um dia de trabalho mais relaxado.
Manter os mesmos horários para caminhar também educa o corpo e o prepara para descansar e entrar em ação na devida hora. O corpo necessita também de descanso e deve ser preservado para não alcançar uma desnecessária fadiga muscular.

 

É Verdade Que Caminhada Emagrece? Ou Será Melhor Correr?

Ambos os exercícios são benéficos para a saúde. O que muda entre os exercícios são, geralmente, os seus objetivos.
A corrida pode ser mais indicada para aqueles que buscam o maior controle do peso e pelos que procuram reduzir a ingestão desnecessária de comida, vulgo gula.
Enquanto a caminhada, além de ajudar na redução de peso e da barriga, possui também o objetivo de melhorar a circulação sanguínea e o sistema cardiorrespiratório.
Uma pesquisa realizada pelo laboratório de fisiologia da Universidade de Wyoming concluiu que, após os exercícios, praticantes de corrida consumiram quase 200 calorias a menos do que queimaram durante todo o exercício.
Diferentemente daqueles que caminharam, que chegaram a consumir 50 calorias a mais do que poderiam, já que perderam menos durante o exercício.
Em suma, ambos os exercícios são benéficos, desde que façam parte de um objetivo e/ou que sejam alinhados à alimentação regrada.

 

Vestimentas Adequadas

Roupas confortáveis são mais do que obrigatórias na hora de caminhar. De nada adianta andar por horas se estiver usando roupas pesadas, que dificultam os movimentos da perna e sapatos que apertam os pés e não amortecem as pisadas.
Não há a necessidade de roupas especiais, tampouco caras, para caminhar confortavelmente. Shorts ou bermudas de tecido leve, camisas regatas ou de malha fina (dry fit são bastante recomendadas) vão bem acompanhadas de um tênis confortável e com amortecimento básico.
Uma boa música também auxilia na hora de se exercitar. Além de distrair e deixar a mente mais relaxada, a música ajuda a manter o ritmo e deixar o exercício menos monótono e mais agradável.
Ingerir água em pequenos goles, sem exageros, também lhe auxiliarão a andar bem e evitar o desgaste e o cansaço precoce.

 

No Caminho Certo

De um modo geral, vimos que os exercícios são benéficos para a saúde se realizados da maneira certa. A frequência, uma boa alimentação, o devido descanso e roupas certas são as principais regras para um resultado mais breve e sem efeitos colaterais.
Lembre-se que a frequência é sempre importante para que o corpo sinta os resultados, e que a paciência é fundamental para conquistar seus objetivos.
Aumente a intensidade sem pressa, e jamais esqueça de, acima do corpo, manter sempre a saúde em dia e respeitar seus limites.
Agora que você sabe que uma boa caminhada emagrece, está esperando o que para começar?
Caso você não tenha tempo para realizar uma boa caminhada, esse simples exercício que você pode fazer em casa vai lhe ajudar a lhe manter ativo fisicamente.

 

Fonte: Clique para acessar a notícia

 

Conheça os aspectos da Nutrologia para tratamento de ALERGIAS E INTOLERÂNCIA ALIMENTAR clicando aqui.

Entre em contato e agende sua consulta em Caxias do Sul clicando aqui.