A importância das fibras durante a gestação!

alimentacao gravida 1 1No período de gestação, a mulher precisa investir na qualidade da sua alimentação. É uma fase importante onde alimentar-se bem de maneira saudável e sem excessos farão toda a diferença no bem estar da mamãe e no desenvolvimento do paladar do bebê, que começa a se desenvolver a partir do quarto mês de gravidez.

Durante a gravidez a ingestão de fibras alimentares é fundamental. Durante todos os estágios da gestação e principalmente no ultimo trimestre, as fibras merecem uma atenção especial.

O consumo médio de fibras recomendado é de 20 a 35g por dia! Assim esse habito auxilia na prevenção de Distúrbios hipertensivos , diabetes melitus gestacional, hemorróidas, síndrome do intestino irritável , anemias entre outros sintomas e desconfortos como sensação de evacuação incompleta ou alterada.
Frutas com casca, legumes, verdura e folhas em geral são ricos em fibras. Cereais integrais (pão integral, macarrão integral e arroz integral), sementes e grãos (aveias, chia, quinua, linhaça) também fornecem ótimas quantidades de fibras. Atenção especial também para o consumo de legumes e verduras nas refeições (almoço e jantar) além de 2 a 3 frutas ao dia acompanhado de muita água!
Existem 2 tipos de fibras:

Solúveis: Nutricionistas recomendam que o consumo seja de forma lenta e gradual. Acompanhada de muita água para obter o resultado necessário. Pois quando ingeridas ela se transforma em "gel" permanecendo por mais tempo no estomago, atraindo moléculas de gordura e colesterol levando-as ao intestino.

Insolúveis: São como laxantes naturais, ajudando o intestino trabalhar melhor. Encontradas em todos os tipos de vegetais como: Frutos com casca comestíveis e sementes.

FRUTAS RICAS EM FIBRAS: Mamão, pera, ameixa, laranja, abacaxi, pêssego, uva-passa, figo e damasco.

OUTROS ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS: Verduras (alface, couve, rúcula, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre, nabo;) Legumes (abobora, cenoura, beterraba;) Cereais (gérmen de trigo, aveia, granola;) Pão integral, barra de cereais, bolachas com fibras, feijão, grão de bico, fava e lentilha.

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