O que é Nutrologia

O que é Nutrologia?

MP900430944Nutrologia é a especialidade médica que tem por objetivo estudar e conhecer a nutrição normal do ponto de vista médico e a etiologia (origem), a fisiopatologia, o diagnóstico e o tratamento das doenças nutricionais.

Os distúrbios de nutrientes – falta, excesso ou seus desequilíbrios – ocorrem e afetam, direta ou indiretamente, vários órgãos e sistemas orgânicos.

A Nutrologia faz parte da grande área de Ciências Nutricionais, da Nutrição, em que estudam todos os mecanismos por meio dos quais os organismos vivos recebem e utilizam os nutrientes dos alimentos, tanto no que se refere à sua quantidade quanto à qualidade em macro e micronutrientes e em muitas outras substâncias funcionais.

Atualmente é demostrado que não somente vários nutrientes são essenciais à boa nutrição, mas também que quantidades específicas de cada um e a sua inter-relação são necessárias e desejáveis para um bom equilíbrio nutricional e, consequentemente, para a boa saúde e qualidade de vida.

MPj043874600001

Assim, o objetivo do médico nutrólogo é garantir uma nutrição saudável a todas as pessoas, além de cuidar tanto das doenças resultantes de um mau suprimento nutricional quanto de falta, excesso ou utilização inadequada dos nutrientes dos alimentos.

Ao lado de outros profissionais, ajuda na prevenção e tratamento de doenças crônicas degenerativas prevalentes neste século, como as cardiovasculares, a hipertensão, o diabetes e algumas formas de câncer, contribuindo para diminuir as taxas de internação e permanência hospitalar.

As repercussões e as manifestações de distúrbios de nutrientes aparecem e se mostram nas mais variadas partes do organismo, sendo esses distúrbios reconhecidos a partir de um exame clínico geral bem realizado.

Para tanto, o médico nutrólogo tem que ser um bom e experiente clínico para desenvolver suas atividades, estando apto para avaliar o estado nutricional e fazer a prevenção de distúrbios em indivíduos saudáveis, bem como o diagnóstico e o tratamento de indivíduos doentes.

Nesse exame clínico, são assinalados os antecedentes familiares, o uso de medicamentos que possam interferir com a utilização de nutrientes, o histórico alimentar para caracterizar a qualidade e a quantidade dos alimentos e nutrientes consumidos, incluindo a alimentação familiar habitual.

O exame físico nutricional é de suma importância e considera que manifestações clínicas anatômicas e funcionais podem estar ligadas a diversos distúrbios e diferentes nutrientes. Inclui parâmetros antropométricos como peso, altura, circunferências e pregas cutâneas de diversas partes do corpo.

Também são realizados exames laboratoriais que fornecem dados para a avaliação bioquímico-metabólica do estado nutricional, os quais permitem a confirmação ou não dos diagnósticos e prognósticos.

 

Em suma, a Nutrologia tem como premissa demonstrar claramente o papel da alimentação e da dieta na prevenção e no tratamento de distúrbios nutricionais, na saúde e qualidade de vida das pessoas.

 

MP900442274 1Qual a diferença entre Médico Nutrólogo e Nutricionista?

O médico nutrólogo é formado em Medicina e com pós-graduação na área de Nutrologia ou Nutrição Clínica. Com especialização em doenças provocadas pela alimentação inadequada, o nutrólogo é capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar as doenças decorrentes disso, estando também habilitado para a prescrição de medicamentos e/ou internação hospitalar, quando necessário.

Já o nutricionista, possui graduação em Nutrição, e apesar de serem áreas similares, possuem atribuições e atuações diferentes.

 

.