Câncer e Doenças Degenerativas

nutrologiapara-tratamento-cancer-e-doencas-degenerativasA palavra câncer gera temor, porque essa doença desperta muitos sentimentos. Atualmente, temos mais pessoas acometidas por câncer e isso é uma tendência mundial que acompanha o envelhecimento da população. Felizmente, com a melhora dos tratamentos médicos, hoje as pessoas sobrevivem e curam-se da doença.

Muito é falado a respeito da doença, do seu tratamento e suas consequências, porém esquecemos de que há maneiras de preveni-la.

A prevenção do câncer e possível tanto para quem não teve como para pacientes em risco.

O câncer é uma doença causada por diversos fatores, como genética e determinantes ambientais. Por exemplo, o câncer de mama e o de próstata possuem uma tendência familiar, aumentando as possibilidades em indivíduos da mesma família.

Para prevenção é necessário em primeiro lugar, realizar exames de check-up solicitados pelo médico. Apesar de muitas pessoas terem receio,  a realidade é que quanto mais precocemente eventuais indícios forem encontrados, maior a chance de cura, o tratamento é menos agressivo e menores são as consequências.

 

Alguns exames importantes para a prevenção:

      • Câncer de mama: exame médico e mamografia;
      • Câncer de colo retal: colonoscopia anual em pacientes de risco, como por exemplo: indivíduos obesos e com histórico familiar;
      • Câncer de Próstata: exame clínico e laboratorial - dosagem do PSA;
      • Câncer de Pele: exame clínico e biópsia de lesões suspeitas;
      • Câncer de Pulmão: Tomografia Computadorizada de Alta Resolução de Pulmão anualmente para os indivíduos fumantes.

salada3Mudanças de hábitos de vida podem reduzir o risco de desenvolver câncer

O INCA (Instituto Nacional do Câncer) sugere 10 dicas importantes para prevenção de câncer.

1. Pare de fumar! Esta é a regra mais importante!

2. Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. 

3. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. 

4. É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos, orientem-se sobre exames da próstata. Os homens com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos devem realizar consulta médica para investigação da doença a partir dos 45 anos.

5. Pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.

6. As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disto, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. 

7. As mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem realizar o exame preventivo ginecológico periodicamente. Após dois exames com resultado normal com intervalo de um ano, o preventivo pode ser feito a cada três anos. 

8. É recomendável que, mulheres e homens com 50 anos ou mais, realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos.

9. Evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se você se expõe ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

10. Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.

Clique e veja o material detalhado do INCA

 

MP900387863Não mudar os hábitos de vida pode fazer o câncer voltar?

A chance de recidiva, ou de retorno do câncer reduz drasticamente quando há mudança para hábitos de vida mais saudáveis.

Reduzir a gordura visceral, aumentar a massa muscular, praticar exercícios físicos regularmente, comer mais fibras, verduras, frutas e legumes, menos carne vermelha e gorduras, menos sal e açúcar, menos comida processada e embutidos é muito importante, pois além de prevenir o câncer, previne também doenças crônicas degenerativas, como Mal de Alzheimer, Parkinson, Artrite Reumatóide, entre outras.

Sempre há tempo para se adquirir uma vida mais saudável e de melhor qualidade; e apesar da mudança de hábitos aparentar ser um processo difícil é muito melhor do que tratar uma doença dessa magnitude.

 

Entre em contato e marque sua consulta.

.